GRUPO LATAM REALIZA PRIMEIRO VOO INTERNACIONAL USANDO COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL DE AVIAÇÃO

aviaoO grupo LATAM realizou o seu primeiro voo internacional utilizando Combustível Sustentável de Aviação (SAF), que foi  operado pela LATAM Cargo Chile a partir do Aeroporto de Zaragoza (Espanha) com destino à América do Norte. A empresa considerou um passo importante na  estratégia de sustentabilidade do grupo para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, que são coprocessados juntamente ao combustível convencional, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2. Para esta operação, foram utilizados 30 mil litros de SAF coprocessado com óleo de cozinha usado e incorporado ao combustível de aviação tradicional.

O SAF utilizado pela LATAM foi certificado internacionalmente pelos procedimentos ISCC EU (International Sustainability Carbon Certification) que garantem a suaandrea sustentabilidade. Foi fornecido pela Air bp, um dos maiores provedores mundiais de combustível de aviação e representa a primeira produção de SAF coprocessado na Espanha, na refinaria de Castellón. Este marco torna a LATAM o primeiro grupo de companhias aéreas abastecido com SAF da Air bp no Aeroporto de Zaragoza (Espanha). Atualmente, é permitido utilizar até 5% de matéria-prima sustentável no coprocessamento deste SAF, que contribui para diminuir em cerca de 80% as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida se comparado com o combustível de aviação convencional.

Esse voo representa um dos avanços mais concretos em nossa agenda em relação ao uso de SAF. A LATAM estabeleceu o compromisso de dar suporte à proteção e ao cuidado com o meio ambiente, e o uso desse tipo de combustível se apresenta como uma ferramenta fundamental neste esforço. Estamos muito felizes com essa conquista porque o uso do SAF requer a cooperação de diversos setores, e o sucesso dessa operação aponta que essa sinergia é possível. Este é apenas o primeiro passo. Seguiremos em busca de alternativas que nos permitam contribuir significativamente com o meio ambiente e com as comunidades onde operamos”, disse o CEO da LATAM Cargo, Andrés Bianchi.

bpJá para Andreea Moyes, diretora global de Sustentabilidade da Air bp, esse anúncio representa um outro marco importante para a empresa em seu esforço de aumentar a disponibilidade de combustível sustentável. “É um passo fundamental na substituição de combustíveis fósseis por matérias-primas renováveis nas refinarias. O coprocessamento tem um papel fundamental no aumento da produção de SAF de forma mais econômica e eficiente”, declarou.

Em maio de 2021, a LATAM apresentou a sua estratégia de sustentabilidade tendo como metas alcançar a neutralidade de carbono até 2050, eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser um grupo com zero resíduos para aterros sanitários até 2027. Para isso, na gestão de mudanças climáticas, estabeleceu três frentes de trabalho: a redução de emissões por meio da eficiência operacional e melhores práticas, migração para combustíveis mais sustentáveis conforme a disponibilidade de mercado e, como medida complementar, a compensação das emissões por meio da conservação de ecossistemas estratégicos e de alto valor ambiental. O principal desafio para a descarbonização do setor de aviação é a disponibilidade de SAF, dado que atualmente aalvo quantidade disponível em nível mundial é limitada devido principalmente à falta de condições necessárias para sua pesquisa, desenvolvimento e produção.

O acesso ao SAF na América Latina é um dos grandes desafios enfrentados pelos grupos que buscam promover seu uso na região. A América do Sul conta com grande potencial para a produção de SAF em termos de recursos naturais e expertise para fazer contribuições significativas à mudança climática, como explicou Roberto Alvo, CEO da LATAM: “É urgente avançar com uma agenda que envolva os diferentes setores para promover avi turbinaa produção de combustível sustentável de aviação na região. Como um grupo de companhias aéreas, nosso papel é dar um sinal claro sobre nosso compromisso neste assunto, dando certeza sobre a demanda para os governos e produtores. É por isso que anunciamos e estamos trabalhando para incorporar 5% de combustível sustentável até 2030, privilegiando os produtores da América do Sul.”

 

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